Vale a pena lembrar que na lista da última aula deve-se acrescentar a técnica “Participação Ativa de Usuários”.
Nessa aula falamos das seguintes técnicas:
• Questionário
• Reunião
• Observação
• Etnografia (Antropologia)
É importante ressaltar que as técnicas de Questionário e Reunião são bastante diferentes da técnica de entrevista. No entanto, alguns autores misturam essas duas técnicas como se fossem tipos distintos de entrevistas.
Uma reunião pode englobar um ou mais atores no papel de engenheiro de requisitos. Os participantes de uma reunião de elicitação de requisitos são os interessados no sistema de software. Eventualmente um moderador de reuniões pode estar presente para ajudar a condução da reunião. A existência de um moderador dependerá do tipo de reunião a ser conduzida, tendo em vista que alguns métodos de reunião demandam o papel de moderador.
Reuniões permitem que requisitos sejam elicitados de uma maneira participativa, já que são vários os interessados, além dos engenheiros de requisitos, presentes a uma reunião. Essa maneira participativa apresenta vantagens e desvantagens que precisam ser bem exploradas e controladas. Sob a ótica da vantagem tem-se que várias opiniões podem ser contrastadas de modo a enriquecer o conhecimento sendo elicitado. No que diz respeito à desvantagem, é preciso ter cuidados para que não se perca o foco da reunião, nem que divergências não-fucionais, aqueles referentes a aspectos pessoais dos participantes, sobressaiam.
Citamos em aula as técnicas: “JAD” e “Brainstorm”. A última é uma técnica de reunião onde enfatiza-se a opinião livre sobre determinados assuntos em pauta, principalmente sob a ótica de aplicação de novas idéias para a resolução de problemas. Esse tipo de técnica, quando bem conduzido e com pessoas criativas podem muitas vezes resolverem problemas de uma forma original e criativa. Na elicitação de requisitos a técnica precisa ter uma boa moderação de maneira a evitar a perda de foco, já que uma reunião de elicitação de requisitos não destina-se a resolução de um problema, mas de aprofundar o conhecimento sobre determinado tópico. Veja aqui uma descrição sobre “brainstorm”.
O “JAD” (“Joint Application Design) tem por objetivo fazer com que os clientes e usuários participem, por intermédio de reuniões, na discussão sobre a definição de um sistema de software. O “JAD” tem formulários e processos bem definidos que ajudam os interessados na representação e discussão do conteúdo de um artefato de software. Vejam, aqui e aqui, textos sobre essa estratégia.
É recomendável a leitura do trabalho de mestrado de Cecilia Camacho sobre reuniões. Nele ela faz uma evolução de um método criado na PUC-Rio para aumentar o nível de conflito funcional em uma reunião.
Questionário é uma técnica voltada para a coleta de informações onde é grande o número de interessados a serem ouvidos. O questionário, ao contrário da entrevista e da reunião, é uma técnica onde o engenheiro de requisitos não tem um contato direto com o ator que fornece informações. De uma maneira geral questionários podem ser entendidos como um conjunto de perguntas que são respondidas por interessados sem uma interação direta com os engenheiros de requisitos.
Questionários podem ser qualitativos ou quantitativos. A grande vantagem de questionários qualitativos é a possibilidade do uso de técnicas de estatística para sua análise. Claro que também sua automação é facilitada. No entanto a criação de questionários quantitativos de qualidade é um grande desafio, tendo em vista que precisamos redigir não só as perguntas, mas esquematizar as respostas de tal maneira que possam ser tratadas estatisticamente. Normalmente temos questionários binário, ternário, de cinco respostas ou de sete respostas. De uma maneira geral os questionários com os números de respostas 2, 5 e 7 usam uma gradação de” + “para “—“ com um elemento neutro. O uso desse esquema com o objetivo da pergunta é o ponto chave da construção de perguntas eficazes para a elicitação de informação a partir de questionários.
Questionários, além de serem úteis para coletar informações de um número maior de interessados, permitem também, se bem desenhados, o trato da diversidade de opiniões. O questionário qualitativo é adequado para explorar essa diversidade de opiniões. No entanto, o questionário qualitativo demanda um esforço manual para sua análise, tendo em vista a dificuldade do trato automático de respostas livres. Não obstante técnicas de mineração de textos podem auxiliar nesta tarefa.
Um questionário de qualidade deve deixar claro o objetivo e a razão de cada pergunta, de maneira a facilitar ao respondente no sentido de prover a melhor resposta. Leiam a dissertação de Paulo Bastos Júnior sobre questionários.
A observação é uma técnica onde o engenheiro de software procura explorar o espaço geográfico em conjunto com o conjunto de atores que ali atuam. Observar é uma técnica de elicitação onde se ouve, vê-se e pouco se pergunta. É uma técnica importante, principalmente para que o engenheiro de requisitos inicie seu conhecimento do universo de informações. Um engenheiro de requisitos com experiência pode utilizar essa técnica para fazer metáforas ou analogias com situações previamente estudadas. No entanto, há que sempre ter em conta que o uso de metáforas ou analogias sem a devida confirmação pode levar à entendimentos enganosos.
A etnografia é uma técnica desenvolvida por antropólogos que busca fazer com que o investigador integre-se com o ambiente que é alvo de estudo. A etnografia é uma técnica de imersão no ambiente de tal maneira que o investigador (engenheiro de requisito) adquira o conhecimento de um nativo. A adaptação dessa técnica à Engenharia de Requisitos foi estudada na Universidade de Lancaster na Inglaterra.
Na aula ressaltamos que em todas essas técnicas de elicitação é de extrema importância o conhecimento das perguntas conhecidas como 5W1 ou 5W2H.
Outro ponto que ressaltamos é sobre a opção entre entrevista, questionário e reunião. Tanto entrevistas como reuniões incorrem em custos altos. Questionário tem o custo amortecido em razão de sua população, podendo ser tratados automaticamente. Lembrei que hoje, é comum em algumas páginas que questionários de satisfação sejam utilizados para o aprimoramento do uso desses sistemas. Entrevista é uma técnica própria para elicitação de requisitos de sistemas customizados, nesses casos enfatizamos que a identificação do “dono” do sistema é particularmente importante.
segunda-feira, junho 04, 2007
Aula 6
Postado por
evolsoftware
às
12:09 PM
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