segunda-feira, abril 30, 2007

Aula 3

Nessa aula falamos sobre a charge do Dilbert. É importante ressaltar que os dois personagens têm razão, apesar do evidente conflito. Isso é verdadeiro porque eles têm pontos de vista diferentes. O ponto de vista do personagem feminino é o de um desenvolvedor, de um técnico em informática. O ponto de vista do personagem masculino é o de cliente, de alguém que quer escolher um produto para ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Essa percepção, de que há pontos de vista distintos e de que o cliente raramente fornecerá uma lista completa de suas necessidades, é fundamental para entendermos os desafios que enfrenta o engenheiro de requisitos.

Falamos também das partes que compõe o processo de definição de requisitos. É importante ressaltar que não se pode modelar, sem que antes saibamos do que estamos falando. Para isso devemos proceder com as tarefas de elicitação.

Vimos que elicitação é uma palavra nova na língua portuguesa. Ela quer ressaltar a importância da aquisição do conhecimento, por parte do engenheiro de requisitos, dos conhecimentos do mundo do cliente. Já vimos que esse conhecimento reside no Universo de Informações.

Nessa aula falamos também da idéia de marcação, ou geração de etiquetas. Por favor leiam o que escrevi sobre isso, assim como consultem minhas anotações no delicious.

Por motivos alheios as minhas vontades, só nos veremos no dia 14 de Maio. Até lá por favor leiam, além do material sobre marcação, o seguinte artigo sobre qualidade de software.

Nenhum comentário: